Faculdade de Tecnologia e Ciências EaD.
Curso: Normal Superior
Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica VI
Circuito: 1
Período: 6º
U.P: Canarana
Tutora: Duscinelia
Data: Agosto de 2008
Discentes: Aliana Rosa, Ariene Silva, Ceone Brito Jeovanda Vieira, Magna gislane, Maria Milza, Nilvan Bento.
Atividade Virtual Subjetiva
PROJETO: Jogos Educativos
Apresentação:
O presente projeto tem como objetivo apresentar uma proposta para ser realizada nas séries iniciais do ensino fundamental.
Este projeto busca enfatizar quanto à necessidade de uma ludoteca para ajudar no desenvolvimento e no processo de formação de leitores críticos e reflexivos.
Visto que, a qualidade do ensino-aprendizagem depende necessariamente de todos nós, pois trabalhar coletivamente é algo a ser conquistado e exige a disponibilidade de cada uma das pessoas envolvidas no processo de querer crescer, mudar, transformar uma nova escola e uma nova sociedade. Esse projeto nos permitirá observar as potencialidades e necessidades presentes no local em discussão, levando em consideração a realidade regional a que este está inserida.
Justificativa:
O cenário global, exigente de novas mudanças de interação do indivíduo no meio social, exige também a necessidade de novos campos de atuação para o educador.
É preciso viajar ao mundo dos jogos?
Ou melhor: existe “realmente” esse mundo? As respostas (afirmativas) a tais questões estão subordinadas a nossa capacidade de sonhar, de encontrar-se, de fantasiar. Afinal, para quem acredita intercalar o sonho, o encantamento, a fantasia à tão desencantada realidade é um exercício de saborosa desaprendizagem. É preciso desaprender (no bom sentido) para que nós sejamos mais e mais, tragados pelas coisas repetitivas, condicionadas e alienantes.
Precisamos re (aprender) a ser primitivos (também no bom sentido). E aqui, mais uma questão... É possível, ainda, sonhar encantar-se com a ludoteca quando nos cativa a razão tecnológica com seus respectivos "encantamentos"? Bom... Quem quiser construir a sua resposta é só nos dar as mãos, para que juntos viajemos com o passaporte para o mundo dos sonhos: A Ludoteca.
Objetivo geral:
Proporcionar aos alunos e aos demais funcionários da instituição em questão, possibilidades de melhorar sua aprendizagem em ler, interpretar e produzir de modo a contribuir para o crescimento educacional, social, profissional e político de todos os envolvidos diretos e indiretamente.
Objetivos Específicos:
1- Discutir o espaço, ainda reservado a uma Ludoteca, num mundo onde paira soberana razão tecnológica;
2- Refletir acerca da leitura enquanto uma atividade que explora a relação aluno-ludoteca;
3- Vislumbrar várias dimensões e possibilidades da Ludoteca;
4- Saborear com diversos jogos, o prazer da leitura, nas mais diversas áreas do conhecimento;
5- Cativar o aluno a participar do Projeto A Ludoteca: "um passaporte para um mundo de sonhos", por meio das atividades propostas;
6- Construir um baú com rodas para ser ministradas aulas com diversão, aprendizagem e formação dos alunos, bem como servir de apoio às necessidades da comunidade escolar;
7- Mobilizar convidados para ministrarem cursos de formação para os alunos;
8- Promover o desenvolvimento não só dos aspectos intelectuais, mas também morais como: ganhar ou perder, competir com lealdade e respeito ao próximo;
9- Unir diversão e aprendizagem, motivando as relações interpessoais; 3
Metodologia:
"... As práticas de leitura escolar não nascem do acaso, mas sim de uma programação envolvente e devidamente planejada, que incorpore, no seu trajeto de execução, as necessidades, as inquietações e os desejos dos alunos-leitores. Simplesmente mandar o aluno ler é bem diferente do que envolvê-lo significativamente e democraticamente nas situações de leitura". (Autor Desconhecido)